No campo da saúde, componentes da aptidão física procuram abrigar atributos biológicos que possam oferecer alguma proteção ao aparecimento e ao desenvolvimento de distúrbios orgânicos induzidos por comprometimento da condição funcional. Em contrapartida, aptidão física relacionada ao desempenho atlético inclui aqueles atributos necessários exclusivamente à prática mais eficiente dos esportes. Operacionalmente, os componentes da aptidão física relacionada à saúde contemplam indicadores quanto à capacidade cárdio-respiratória, à força/resistência muscular, à flexibilidade e à gordura corporal (Corbin,Lindsey, 1997). Independentemente do sexo e da idade, a princípio, pode-se supor que, quanto maior a solicitação dos esforços físicos, mais elevado deverão se apresentar os índices de aptidão física, e acredita-se que esta relação venha a ser causal (Corbin, Pangrazi, 1993; Livingstone, 1994). De fato, estudos experimentais envolvendo crianças, adolesentese adultos têm apontado na direção de que programas específicos de exercícios físicos induzem importantes alterações em componentes da aptidão física relacionada à saúde (Malina, 1995). Contudo, ao considerar associações entre atividade física habitual (realização de tarefas domésticas, desempenho de ocupações profissionais, transporte, atividades escolares, lazer e tempo livre) e indicadores específicos de aptidão física, verifica-se que estudos disponibilizados na literatura apresentam resultados inconsistentes, sobretudo em populações jovens (Norrow, Freedson, 1994; Tell, Vellar, 1988).
A Educação é um processo que atua na formação do homem, que está presente em todas as sociedades humanas e é inerente ao homem como ser social e histórico. Sua existência está fundamentada na necessidade de formar as gerações mais novas, transmitindo-lhes seus conhecimentos, valores e crenças dando-lhes possibilidades para novas realizações. O próprio conceito de Educação está sujeito a um evoluir histórico, conforme o modo de existir e de pensar das diferentes épocas.
No campo da saúde, componentes da aptidão física
ResponderExcluirprocuram abrigar atributos biológicos que possam oferecer
alguma proteção ao aparecimento e ao desenvolvimento
de distúrbios orgânicos induzidos por comprometimento
da condição funcional. Em contrapartida, aptidão
física relacionada ao desempenho atlético inclui aqueles
atributos necessários exclusivamente à prática mais eficiente
dos esportes. Operacionalmente, os componentes da
aptidão física relacionada à saúde contemplam indicadores
quanto à capacidade cárdio-respiratória, à força/resistência
muscular, à flexibilidade e à gordura corporal (Corbin,Lindsey, 1997).
Independentemente do sexo e da idade, a princípio,
pode-se supor que, quanto maior a solicitação dos esforços
físicos, mais elevado deverão se apresentar os índices
de aptidão física, e acredita-se que esta relação venha a
ser causal (Corbin, Pangrazi, 1993; Livingstone, 1994). De
fato, estudos experimentais envolvendo crianças, adolesentese adultos têm apontado na direção de que programas
específicos de exercícios físicos induzem importantes
alterações em componentes da aptidão física relacionada à
saúde (Malina, 1995). Contudo, ao considerar associações
entre atividade física habitual (realização de tarefas domésticas,
desempenho de ocupações profissionais, transporte,
atividades escolares, lazer e tempo livre) e indicadores específicos
de aptidão física, verifica-se que estudos
disponibilizados na literatura apresentam resultados inconsistentes,
sobretudo em populações jovens (Norrow,
Freedson, 1994; Tell, Vellar, 1988).
link da citação acima:http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/410/463
ResponderExcluirA Educação é um processo que atua na formação do homem, que está presente em todas as sociedades humanas e é inerente ao homem como ser social e histórico. Sua existência está fundamentada na necessidade de formar as gerações mais novas, transmitindo-lhes seus conhecimentos, valores e crenças dando-lhes possibilidades para novas realizações. O próprio conceito de Educação está sujeito a um evoluir histórico, conforme o modo de existir e de pensar das diferentes épocas.
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